quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O AMOR


Desafio Poético | Setilhas


Tema:  AMOR


Esquema rimático: X A X A B B A



Participantes: Ró Mar e RAADOMINGOS





AGUARELAS


O amor é pintura
que coloro a giz
em telas d' minh' alma
e sobre a matiz
dessas aguarelas
fabrico janelas;
debruço-me feliz!

© RAADOMINGOS
 
  ◇

ISSO É AMOR


Se andas dias a correr
de um lado para o outro
em casa, na cama envolta
nos lençóis da noite doutro
dia, pensando desgastar
as horas e ainda sonhar
por ali naqueloutro...

Então isso é insónia,
que te tem ainda acordada
p'ra mais um dia viver
em casa, na rua, na estrada
no céu, no verde jardim,
nas ondas do mar, enfim...
Isso é amor de almofada.

© Ró Mar

  ◇

QUE SENTIMENTO É ESTE?


Diz-me que sentimento é este
Que provoca dor quando te ausentas
E que me deixa a alma em agonia?
Se soubesses como me apoquentas
Não fazias o que me fazias
Explicavas-te todos os dias
Acabando-me com as tormentas!

Mas eu, a vontade não te comando
Não posso mandar no coração
Temo que não me sintas amor!
Talvez tomasse a tua atenção
Por outro mais nobre sentimento
Mas o que devolves de momento
É estima que julguei afeição!

© RAADOMINGOS

  ◇

O SENTIMENTO VERDADEIRO


Quando se manifesta carinho
e se dá desinteressadamente
a humanidade avança o sorriso
e o universo denota-se reluzente
nutrindo o sentimento verdadeiro,
que floresce o habitat jasmineiro
e a vida evolui indubitavelmente.

Os reflexos de bem-estar geram
confiança, que incita a quietude,
abrindo a porta a outra oportunidade
e colocando o ser numa atitude
reciproca e de gratidão ao semelhante,
que concede ao mundo um interessante
leque alegórico à plenitude.

© Ró Mar


NÃO DIGAS ADEUS

 
Meus olhos falam de amor
o que escondem esses teus?
Deixa-me percebê-los,
lerás tu também os meus?
Durmo sonhando contigo,
despertando vens comigo...
Peço não digas adeus!
 
Sinto uma vida sem cor!
Se não ficares a amparar
como poderei eu viver;
Nem quero sequer pensar!
Céus, acho que morreria
antes de mesmo ser dia,
antes de me levantar.

© RAADOMINGOS


O AMOR É 'BICHO DE SETE CABEÇAS'


Não existe uma fórmula perfeita de amar
porque o amor manifesta-se de diversa forma
e cada uma delas com o seu habitat natural.
O amor é 'bicho de sete cabeças' sem norma,
que influencia a engrenagem do ser humano
p'ra melhor ou pior movendo o quotidiano
em círculos, uns notórios outros pró-forma.

© Ró Mar

 
Sonetos do Universo | 01/2022